Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Apoios para o turismo no Interior destacados em Macedo de Cavaleiros

As novas linhas de financiamento e as iniciativas para reforço da notoriedade do interior estiveram em destaque na 4ª sessão informativa do Roteiro +Interior Turismo, que decorreu ontem, em Macedo de Cavaleiros, na inauguração do Welcome Center do Azibo. Estiveram presentes o Secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, e o Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.

660

Publicidade

Foi inaugurado, no passado dia 26 de julho, na Albufeira do Azibo o Welcome Center Azibo, co-financiando pelo Fundo Baixo Sabor. Um espaço que será utilizado para a promoção e divulgação dos produtos culturais endógenos e dos pontos de interesse da região.

A Inauguração foi presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, pelo Executivo do Município Macedense entre outras individualidades.

Esta inauguração serviu ainda para a apresentação da quarta sessão do Roteiro +Interior Turismo, que visou divulgar as novas linhas de financiamento bem como as iniciativas para reforço da notoriedade do interior.

O turismo tem revelado um enorme potencial para impulsionar o desenvolvimento do interior. Queremos continuar a crescer, mas com sustentabilidade, em todo o território e ao longo de todo o ano, mantendo a autenticidade e a aposta num turismo mais responsável. A Agenda do Turismo para o Interior está em concretização e este Roteiro + Turismo visa, em proximidade, dar a conhecer nas várias regiões do país os vários apoios disponíveis para empresas e instituições”, afirmou o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

Esta foi a 4ª sessão informativa integrada no Roteiro + Interior Turismo que visa divulgar as novas linhas de financiamento, bem como as iniciativas para reforço da notoriedade do interior. Em ligação com a Agenda do Turismo para o Interior, estas iniciativas corporizaram as prioridades daquele documento, designadamente valorizar o território, investir nas empresas, qualificar os profissionais e projetar o interior e a sua oferta, tornando a atividade turística um fator de desenvolvimento e de coesão.​

As linhas de apoio ao turismo no interior, que incluem gestão de dívida, apoios ao investimento, apoios à tesouraria, instrumentos de capital e quase-capital, foram o tema central da intervenção do Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade. Nestes instrumentos financeiros, encontram-se programas como a Linha + Interior Turismo, destinada ao apoio a projetos de qualificação e valorização do território, assim como a Linha de Microcrédito Turismo para o Interior, o Fundo de Investimento para o Turismo no Interior, os concursos no âmbito do Portugal 2030 e a Call Turismo + Crescimento, todas destinadas a apoiar financeiramente as empresas nos seus processos de criação e expansão.

Embora cada linha de apoio tenha características distintas, todas convergem no apoio aos territórios de baixa densidade, abrangendo desde entidades públicas, associativas e fundações, a micro, pequenas e médias empresas.

“Viaja pelo teu interior” foi a campanha apresentada por Lídia Monteiro, Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, para a promoção do interior e da respetiva oferta, com foco naquilo que distingue estes territórios.

A campanha faz a ligação entre as dimensões emocional e territorial e convida operadores, instituições e comunidade a adotarem o claim e a adaptá-lo ao seu território e à sua oferta específica. O Turismo de Portugal produziu mesmo um “tool kit” com as especificações necessárias para a sua implementação.

Estão previstos conteúdos multiplataforma, nomeadamente na rádio e nos meios digitais da Rádio Comercial, e em programas televisivos da RTP.

Publicidade

Fonte desta notícia: Turismo de Portugal; Município de Macedo de Cavaleiros