Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Ansiães Douro Trail 2021 com maior número de participantes de sempre

A prova de Trail Running regressa a 10 de outubro e tem 431 atletas inscritos. Este evento desportivo está certificado pela Associação de Trail Running de Portugal (ATRP) e integra a Taça de Portugal de Trail 2021.

1.155

Publicidade

O Ansiães Douro Trail nunca teve tantos participantes inscritos como na edição de 2021, que acontece no próximo dia 10 de outubro.

As inscrições encerraram a 27 de setembro e a organização alertou que não podia aceitar mais participantes porque a procura excedeu os limites traçados, superando todas as melhores expectativas. “Contamos com 431 inscrições”, revelou João Neves, da empresa PortugalNTN®, que co-organiza o evento com o Município de Carrazeda de Ansiães.

Este evento desportivo está certificado pela Associação de Trail Running de Portugal (ATRP) e integra a Taça de Portugal de Trail 2021.

Esta é já a quarta edição do Ansiães Douro Trail que junta ao seu caracter desportivo uma forte componente turística de descoberta de um território com paisagens únicas, dando a oportunidade aos participantes e à assistência, de conhecer o Castelo de Ansiães e o Alto Douro Vinhateiro, classificado pela UNESCO como Património Mundial.

Os participantes inscritos distribuem-se pelas três modalidades que integram o evento, que se desenvolve nos trilhos, caminhos rurais e estradões do concelho de Carrazeda de Ansiães:

  • ADT29K com a distância aproximada de 29km com desnível positivo acumulado de 888m e com desnível negativo acumulado de 888.
  • ADT16K com a distância aproximada de 16,4 km com desnível positivo acumulado de 475m e com desnível negativo acumulado de 475.
  • Caminhada pedestre, sem intuito competitivo, com uma distância aproximada de 10,9km com desnível positivo acumulado de 277m e com desnível negativo acumulado de 406m.

Para além da forte componente desportiva, este evento é uma excelente oportunidade para dar a conhecer Carrazeda de Ansiães. Alias, a caminhada, não sendo uma prova de competição, é um momento que permite aos participantes sentir o território, percorrendo Trilhos que promovem a paisagem, o património e a cultura local.

Do ponto de vista desportivo e pelo facto desta prova integrar a Taça de Portugal, o Ansiães Douro Trail atrai atletas de todo o país e também da vizinha Espanha, com especial incidência nas regiões de Trás-os-Montes e alto Douro, Alto Tâmega, Porto e zonas de Viseu e Aveiro.

Flor Madureira e João Oliveira

O Ansiães Douro Trail está organizado, bem marcado, tem bons postos de abastecimento, com paisagens fantásticas cheias de vida. É uma oportunidade de correr pelas vinhas do Douro, pelos pomares de macieiras e de Oliveiras. Aldeias com encanto único e seu castelo em que o tempo não lhe tira a sua beleza.” Assim se refere o ultramaratonista João Oliveira a esta prova em Carrazeda de Ansiães que, juntamente com Flor Madureira, apadrinha.

A presença destes dois atletas de referência nacional e internacional é, sem dúvida, um incentivo para os atletas e entusiastas da modalidade.

Para além disso, o seu nome e reputação, reforça a confiança que a organização incute a esta iniciativa. Em 2020, devido à pandemia pela doença COVID-19 a prova não se realizou, este ano já não há impedimentos, apesar dos cuidados reforçados que a organização impôs: “É o regresso, com CONFIANÇA, aos desportos de turismo de natureza que, neste caso, constituem uma excelente oportunidade de conhecer, experimentar e sentir um território fantástico”, argumenta o organizador.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Carrazeda de Ansiães

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade