Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Ano novo, vida nova: Tempo de repensar a sua vida financeira

Se ainda não tem, faça o seu orçamento. Estime tudo aquilo que recebe e registe tudo aquilo que tem como despesas, desde as fixas como renda, água luz, às variáveis como despesas com refeições fora ou a compra de algum produto.

154

Publicidade

Já diz o povo “Ano Novo, Vida Nova” nada como a passagem de ano para nos ajudar a tomar algumas decisões e fazer resoluções.

Em primeiro lugar olhe para o ano que passou e tente perceber o que correu bem e onde teve mais dificuldade, só identificando onde estão os problemas é que vai conseguir ultrapassá-los.

Depois é essencial que procure mais informação sobre literacia financeira. Conhecendo as ferramentas certas poderá adotar alguns comportamentos que o ajudem a ser financeiramente mais eficiente.

Se ainda não tem, faça o seu orçamento. Estime tudo aquilo que recebe e registe tudo aquilo que tem como despesas, desde as fixas como renda, água luz, às variáveis como despesas com refeições fora ou a compra de algum produto. Anote também as datas de pagamento para evitar esquecimentos e pagar mais pelos atrasos.

Analise bem as suas despesas e reveja os seus contratos de serviços essenciais. Perceba se os gastos são adequados ou existe a necessidade de renegociar algum serviço. Adeque os seus consumos às necessidades e prioridade da sua família.

Insira no seu orçamento uma verba destinada à poupança. Isto vai incutir em si a responsabilidade de colocar de parte algum dinheiro, que pode destinar a um fundo de emergência ou para outro objetivo que pretenda realizar. Todos os motivos para poupar são válidos. Se não sabe por onde começar, converse com a DECO , temos todos o gosto em ensinar-lhe a ser um consumidor informado e financeiramente resiliente.

Publicidade

Fonte desta notícia: DECO Proteste

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade