Anilhadas quase 900 aves de 56 espécies diferentes na estação de anilhagem gerida pela Palombar em Trás-os-Montes
Desde que foi criada, em março de 2020, realizaram-se nesta EAEC, localizada na aldeia de Vila Chã da Ribeira (concelho de Vimioso - distrito de Bragança), 38 sessões de anilhagem científica, durante campanhas que decorreram nos anos de 2020, 2021 e 2022 e no âmbito das quais foram anilhadas 898 aves de 56 espécies de avifauna.
Quase 900 aves de 56 espécies diferentes foram já anilhadas na Estação de Anilhagem de Esforço Constante (EAEC) gerida pela organização não governamental de ambiente Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural na região de Trás-os-Montes. Desde que foi criada, em março de 2020, realizaram-se nesta EAEC, localizada na aldeia de Vila Chã da Ribeira (concelho de Vimioso – distrito de Bragança), 38 sessões de anilhagem científica, durante campanhas que decorreram nos anos de 2020, 2021 e 2022 e no âmbito das quais foram anilhadas 898 aves de 56 espécies de avifauna. Nesta estação, foram também já dinamizadas várias atividades de sensibilização e educação ambiental, bem como de formação dedicada à anilhagem científica.
A EAEC de Vila Chã da Ribeira está inserida na Zona de Proteção Especial (ZPE) e na Zona Especial de Conservação (ZEC) Rios Sabor e Maçãs da Rede Natura 2000 e encontra-se situada numa área com grande diversidade de avifauna e com habitats essenciais à sua conservação. Tem como principal objetivo contribuir para o estudo científico das aves que ocorrem na região.
Publicidade