Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Anilhadas quase 900 aves de 56 espécies diferentes na estação de anilhagem gerida pela Palombar em Trás-os-Montes

Desde que foi criada, em março de 2020, realizaram-se nesta EAEC, localizada na aldeia de Vila Chã da Ribeira (concelho de Vimioso - distrito de Bragança), 38 sessões de anilhagem científica, durante campanhas que decorreram nos anos de 2020, 2021 e 2022 e no âmbito das quais foram anilhadas 898 aves de 56 espécies de avifauna.

522
EAEC - campanhas 2020-21-22

Quase 900 aves de 56 espécies diferentes foram já anilhadas na Estação de Anilhagem de Esforço Constante (EAEC) gerida pela organização não governamental de ambiente Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural na região de Trás-os-Montes.Desde que foi criada, em março de 2020, realizaram-se nesta EAEC, localizada na aldeia de Vila Chã da Ribeira (concelho de Vimioso – distrito de Bragança), 38 sessões de anilhagem científica, durante campanhas que decorreram nos anos de 2020, 2021 e 2022 e no âmbito das quais foram anilhadas 898 aves de 56 espécies de avifauna. Nesta estação, foram também já dinamizadas várias atividades de sensibilização e educação ambiental, bem como de formação dedicada à anilhagem científica.

A EAEC de Vila Chã da Ribeira está inserida na Zona de Proteção Especial (ZPE) e na Zona Especial de Conservação (ZEC) Rios Sabor e Maçãs da Rede Natura 2000 e encontra-se situada numa área com grande diversidade de avifauna e com habitats essenciais à sua conservação.  Tem como principal objetivo contribuir para o estudo científico das aves que ocorrem na região.

Publicidade

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade