Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

“Alfândega da Fé, património, paisagens e gentes” é a exposição fotográfica que exalta o concelho

A exposição retrata os ofícios que prevalecem no tempo, as gentes, o património cultural e natural, desde as edificações mais antigas até às instalações mais atuais, como é o caso das esculturas que dão vida ao museu ao ar livre e ao roteiro de arte do concelho.

270

Publicidade

Está patente desde ontem, dia 8 de maio, na na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, a exposição “Alfândega da Fé, património, paisagens e gentes”. Fruto da recolha fotográfica de João Paulo Cabral e João Bernardo Cabral, a exposição fotográfica revela a riqueza patrimonial, paisagística e imaterial deste concelho.

A mostra, composta por 26 fotografias, foi proposta dos dois autores, pai e filho, que, ao longo de vários meses e de várias estações do ano, capturaram através da lente o património, as paisagens e as gentes do concelho de Alfândega da Fé. Um trabalho bem acolhido pelo Município de Alfândega da Fé como forma de exaltação do concelho.

Eduardo Tavares, Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé diz que esta Exposição pretende “homenagear e exaltar o nosso concelho, o nosso património, as nossas paisagens e as nossas gentes. Sendo, o João Cabral um dos autores, professor de História acaba por enaltecer e reforçar a componente mais histórica do nosso concelho e vila, e o facto de ser apresentada no dia de Feriado Municipal, já reforça a homenagem a estas terras. Quem visitar a exposição, poderá ficar a conhecer Alfândega da Fé em todo o seu esplendor, bem como aguçar o interesse em visitar in loco, os sítios representados pelas fotografias.”

A exposição retrata os ofícios que prevalecem no tempo, as gentes, o património cultural e natural, desde as edificações mais antigas até às instalações mais atuais, como é o caso das esculturas que dão vida ao museu ao ar livre e ao roteiro de arte do concelho.

A Exposição “Alfândega da Fé, património, paisagens e gentes”, de João Cabral e João Bernardo Cabral, abre ao público no próximo dia 8 de maio, às 15h30 e vai estar patente na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues até 30 de julho. A entrada é livre.

Sobre os autores:

João Bernardo Cabral é licenciado em Belas Artes e graduado em fotografia pelo Instituto Português de Fotografia. Fotógrafo profissional, vive no Porto, dedica-se à fotografia de paisagem e também à fotografia de rua e documental.

João Paulo Cabral é licenciado em História e licenciado e doutorado em Biologia. Professor universitário aposentado, vive no Grande Porto e dedica-se à investigação em história da botânica e à fotografia de paisagem.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Alfândega da Fé