Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Alfândega da Fé é uma Vila Educadora

Boas práticas locais têm sido destacadas na Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras.

144

Publicidade

Alfândega da Fé faz parte, desde janeiro de 2019, de uma rede internacional com 488 cidades, de 36 países do mundo, que concorrem para a promoção de uma educação livre para todos. Trata-se da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE).

A autarquia alfandeguense subscreveu a Carta das Cidades Educadoras, um documento que define as linhas orientadoras dos municípios membros da AICE, no que diz respeito à implementação de políticas ativas de promoção da educação global, criando desta forma um compromisso com a defesa dos direitos de todos os indivíduos à educação.

A AICE está organizada por Redes Territoriais, isto é, possui estruturas descentralizadas integradas por cidades membro num determinado território. Alfândega da Fé, está integrada na Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras (RTPCE).

No âmbito da educação, o Município tem desenvolvido várias atividades e projetos que vão ao encontro dos princípios orientadores da Carta das Cidades Educadoras e que têm sido destacados pela Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras. São disso exemplo o grupo de teatro amador intergeracional TAFÉ, as ações desenvolvidas pelo PIICIE, a Universidade Sénior, o apoio educativo dado durante o período de confinamento e ensino à distância, entre outros.

De referir ainda que no próximo dia 30 de novembro se assinala o Dia Internacional das Cidades Educadoras, efeméride que será assinalada em Alfândega da Fé com o lançamento de um mapa interactivo designado “Alfândega da Fé Educa e não deixa ninguém para trás”. Serão ainda realizadas a leitura pública do Manifesto das Cidades Educadoras e uma marcha pelos principais pontos de interesse no concelho, que trabalham no âmbito da educação para todos/as.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Alfândega da Fé

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade