A poupança de água começa em sua casa
Poupar no consumo de água é uma prática muito benéfica e desejável para os consumidores, pois com isto, não estamos apenas a reduzir as contas da água, mas também contribuímos para um consumo sustentável.
Publicidade
Dependemos da água para viver, pelo que cuidar do meio ambiente depende de cada um de nós. Além de que as mudanças climáticas estão aqui e devemos ser muito cuidadosos. Por isso, daremos algumas dicas para poupar e conservar este precioso recurso da natureza.
Poupar no consumo de água é uma prática muito benéfica e desejável para os consumidores, pois com isto, não estamos apenas a reduzir as contas da água, mas também contribuímos para um consumo sustentável.
Poupe água na cozinha
- Na hora de lavar a louça, não deixe a torneira aberta enquanto lava, apenas abra a torneira para enxaguar a louça.
- Utilize a máquina de lavar loiça apenas quando estiver cheia e utilizando o programa de baixo consumo. Sabia que as máquinas de lavar loiça com certificação energética consomem entre 8 e 10 litros por lavagem? Lavar a louça à mão em apenas 5 minutos pode desperdiçar 40 litros de água.
- Preste atenção às torneiras que pingam e certifique-se de que estão bem fechadas.
- Temos o hábito de lavar frutas e verduras com a água a correr da torneira, certo? Melhor lavá-los em um recipiente para aproveitar melhor essa água. Para descongelar alimentos pode fazer o mesmo. Além disso, pode usar essa mesma água para regar as suas plantas.
- Depois de usar tachos e panelas, coloque-os de molho, será mais fácil esfregá-los, consumindo menos água.
Poupar água no casa de banho
- Melhor um duche do que um banho de imersão. E já agora, feche a torneira quando estiver a ensaboar-se.
- Algo que muitos de nós fazemos é deixar a torneira aberta quando fazemos a barba e escovamos os dentes, talvez sem perceber, mas é importante que elimine este hábito, enquanto faz outras coisas.
- Deixar a água correr enquanto estamos debaixo do chuveiro é muito relaxante, mas ao mesmo tempo consome muita água, pelo que, reduza esse tempo. A fatura da água e o ambiente vão agradecer.
- Todos nós deitamos papel higiênico na sanita, mas a verdade é que este acto consome entre 6 e 12 litros de água. A maneira mais eficiente é deitar os papéis no caixote do lixo.
- A instalação de um difusor de água no chuveiro pode reduzir consideravelmente o consumo de água.
Poupar água no jardim
- Se tiver plantas, escolher as horas noturnas para regar também permitirá poupar. Isso porque, ao regar à noite, as plantas têm mais tempo para absorver a água necessária para o seu crescimento, pois há menos evaporação. Além de poupar água, consegue-se um melhor cuidado com a vegetação.
- É muito importante verificar mangueiras, bombas de água, torneiras… Já que está no jardim é mais provável que se verifiquem tão facilmente possíveis fugas.
- Ao limpar áreas externas, recomendamos usar uma vassoura de jardim em vez da mangueira.
- Pode-se instalar um sistema de reaproveitamento da água da chuva para regar o seu jardim.
- Quanto à piscina, cubra-a com uma lona durante os meses de outono e inverno e até a primavera, para evitar que a água evapore ou se suje.
Como pode concluir, com a aplicação de algumas dicas deste artigo criado pela Selectra, poupar na conta de água em casa fica mais fácil. Se as seguir, temos certeza de que o seu consumo de água diminuirá, ajudando a reduzir as contas e a proteger o ambiente.
Publicidade