Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

A dança dos paus na Terra de Miranda

A primeira conversa, realizada em Miranda do Douro, andará à volta do tema da Dança dos Pauliteiros, abrindo espaço para a discussão das origens e futuro desta tradição.

655

Publicidade

No próximo dia 23 Maio, pelas 21:00 horas, a Casa de la Música Mirandesa, Município de Miranda do Douro, vai receber
a conversa “A dança dos paus na Terra de Miranda: de prática ancestral a património cultural” seguida de cine-concerto “Alvorada”. A iniciativa insere-se na programação do projeto Simbiose.

Complementarmente ao espectáculo, estão associadas atividades que pretendem divulgar o processo criativo e oferecer à comunidade local um espaço de discussão e diálogo sobre os temas centrais do projeto.

A primeira conversa, realizada em Miranda do Douro, andará à volta do tema da Dança dos Pauliteiros, abrindo espaço para a discussão das origens e futuro desta tradição.

Gualdino Fernandes Raimundo, ensaiador das novas gerações de pauliteiros da Associação Caramonico de Palaçoulo e Mário Correia, etnomusicólogo, profundo conhecedor das manifestações da cultura tradicional da Terra de Miranda, são os convidados para conversarem em torno do tema da Dança dos Pauliteiros, abrindo espaço para a discussão das origens e futuro desta tradição.

A conversa será seguida de um momento musical com vídeo-projecção. Este cine-concerto “Alvorada” consistirá numa abordagem experimental aos sons e imagens do nordeste transmontano, uma exploração dos artistas sonoros Nuno Preto e João Sarnadas, com manipulação de imagens de arquivo do cineasta Gonçalo Mota.

O Festival Simbiose é uma iniciativa conjunta dos Municípios de Vinhais, Macedo de Cavaleiros e Miranda do Douro.
Apoiado pelo Programa Norte 2020, o Festival é resultado de uma abordagem inovadora, que tem por base a coprodução e itinerância de espetáculos focados em elementos identitários de Trás-os-Montes.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Miranda do Douro

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade