Informativo Digital do Nordeste Transmontano

No Dia Internacional da Biodiversidade AEPGA disponibiliza online o documentário “Fé nos Burros”

Por ocasião do 10º aniversário da sua edição, e coincidindo com o Dia Internacional da Biodiversidade, a AEPGA disponibiliza para visualização pública o filme-documentário “Fé nos Burros” que estará disponível no youtube a partir do dia 22 de maio de 2020.

0 4.622

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Entre 2009 e 2010, o município de Alfândega da Fé, a produtora MediaUtopia e a associação AEPGA uniram forças e lançaram-se na aventura de desenvolver um projeto de fotografia e vídeo com a objetivo de chamar a atenção para a preservação do gado asinino e muar do concelho de Alfândega da Fé, tal como o seu legado cultural e social.

Nesse sentido, com realização e fotografias de João Pedro Marnoto, pesquisa e trabalho de campo de Miguel Nóvoa (veterinário da AEPGA), e com o apoio do município de Alfândega da Fé, percorreram o território e andaram de aldeia em aldeia, indo ao encontro das pessoas e dos seus animais com o intuito de os fotografar, recriando na rua o ambiente de estúdio fotográfico.

Este trabalho procurou enaltecer e celebrar a cumplicidade da relação entre os donos e os seus animais, companheiros de trabalho e de vida, como também a cultura, as emoções, os contos e cantigas da tradição oral, num registo de anseios e memórias, registando uma realidade particular, mas que tem uma ressonância que vai além do território em questão.

O projeto deu origem a um Livro+DVD, uma exposição itinerante de exterior em grande formato, e um documentário , apresentados em Portugal e no estrangeiro, tendo sido premiado em 2012 no Cine´Eco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, com o primeiro lugar na categoria Lusofonia para melhor documentário nacional, como também galardoado com uma menção honrosa pelo júri da juventude.

Um retrato de um mundo antigo, parte da nossa história e memória coletiva, que ainda resiste à avalanche da modernidade, sobretudo por aqueles que assistem e resistem ao seu desaparecimento, é de igual forma uma reflexão sobre o passado, o presente e o futuro, fazendo-nos tomar consciência de que há riscos, oportunidades e escolhas que só a nós nos cabe fazer, de forma a que sejam as melhores e não só as possíveis.

Publicidade

Comentários
carregar...

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade