Informativo Digital do Nordeste Transmontano

Zíngaros animam Carnaval em Carrazeda de Ansiães

Este ano além do cortejo, os festejos carnavalescos incluem a passagem de um vídeo de registo documental, da autoria de Paula Preto, produzido pelo Museu do Douro, sobre os Zíngaros e o tradicional lanche convívio.

0 150

Na próxima terça-feira, dia 25 de Fevereiro, vinte e uma instituições e associações de Carrazeda de Ansiães vão mais uma vez sair à rua para festejar o Carnaval. O início do cortejo carnavalesco está marcado para as 15h30 e durante cerca de 1h30 a folia vai reinar nas principais ruas do centro da vila.

Este ano além do cortejo, os festejos carnavalescos incluem a passagem de um vídeo de registo documental, da autoria de Paula Preto, produzido pelo Museu do Douro, sobre os Zíngaros e o tradicional lanche convívio.

À noite, tal como manda a tradição, irá decorrer o “Rebentamento do Pai da Fartura”

Esta tradição secular promovida pelo Município de Carrazeda de Ansiães em colaboração com a Associação de Zíngaros insere-se tematicamente no âmbito dos “enterros de entrudo” que se realizam um pouco por todo o país. Em Carrazeda de Ansiães, o entrudo assume a personificação do “Pai da Fartura”, uma figura pitoresca que durante o dia desfila e diverte o carnaval da vila numa postura airosa e bem-disposta, para depois, logo que entra a noite, ser julgado e condenado a um rebentamento pelos populares que ocorrem ao largo do pelourinho de Carrazeda.

Este ato tem um carácter simbólico e está de acordo com o calendário religioso da época, uma vez que encerra o período de folia que marcou os festejos carnavalescos, porque os dias que se seguem serão de maior contenção, numa preparação do espirito para a época quaresmal que antecipa a Paixão de Cristo. O “Pai da Fartura”, é um ato que todos os anos traz centenas de pessoas ao fundo da vila de Carrazeda de Ansiães para ouvir as quadras satíricas e acompanhar o “Pai da Fartura” ao seu veredito final.

Publicidade

Comentários
carregar...

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade